Questionário como Técnica de Colecta de Dados

Módulo 6
Descrição da aula

Questionário é um instrumento de pesquisa constituído por uma série de questões sobre determinado tema. O questionário é apresentado aos participantes da pesquisa, chamados respondentes, para que respondam às questões e entreguem o questionário preenchido ao entrevistador, que pode ser ou não o pesquisador principal.

 

O questionário pode ser definido como um conjunto de perguntas sobre um determinado tópico que não testa a habilidade do respondente, mas mede sua opinião, seus interesses, aspectos de personalidade e informação biográfica.

 

Um questionário é tão-somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objectivos do projeto.

 

Não existe uma metodologia padrão para a construção de questionários, porém existem recomendações de diversos autores com relação a essa importante tarefa no processo de pesquisa científica.

 

Objectivos do Questionário

1# Traduzir a informação desejada em um conjunto de perguntas específicas e deve ser elaborado de maneira a minimizar os erros nas respostas.

 

2# Garantir a padronização e a comparação dos dados entre os entrevistadores, aumentando a velocidade e a precisão dos registos e facilitando o processamento dos dados.

 

O questionário é constituído por uma série ordenada de perguntas que atendem a cada um dos objectivos, chamadas:

  • Descritivas: onde o objetivo é descrever o perfil das pessoas participantes da pesquisa, como renda, idade, escolaridade e profissão;
  • Comportamentais: que têm como propósito conhecer o comportamento dessas pessoas como padrão de consumo, de comportamento social, econômico e pessoal, dentre outros; e
  • Preferenciais: que buscam avaliar a opinião de alguma condição ou circunstância que tem relação com a problemática da pesquisa.

 

Estrutura das perguntas

Use palavras simples e comuns, que estejam de acordo com o nível de vocabulário do entrevistado. Evite complexidade.

 

As questões podem pedir respostas qualitativas e quantitativas.

Exemplo:

Quantos filhos você tem? _______

Você tem filhos? □ sim □ não

 

1# Tipo de Perguntas

 

As Perguntas podem ser abertas ou fechadas.

 

i) Questões abertas: não sugerem qualquer tipo de resposta e são dadas pelas palavras do respondente e são utilizadas em pesquisas qualitativas.

 

Exemplo:

O que levou a decisão de deixar seu último emprego? _________________________

 

Nota: Estes tipos de questões devem ser analisadas de forma aprofundada ou mesmo por um profissional especializado. Elas podem trazer informações inesperadas e novas. Contudo, não é possível fazer uma análise estatística (Não é possível realizar uma análise estatística nesta pergunta porque ela é aberta e qualitativa. A pergunta pede aos respondentes que forneçam uma razão subjetiva e única para deixar seus empregos anteriores).

 

Quando a resposta para questão aberta for quantitativa, ela pode ser analisada estatisticamente e trará mais opções de análises.

Exemplo : Qual sua idade?______

 

ii) Questões fechadas: oferecem ao respondente algum tipo de resposta e ele deve optar por uma das que lhe foram apresentadas.

Vários tipos de resposta podem ser oferecidos para a questão fechada. Algumas delas são:

 

  • Binárias: permite apenas dois tipos de resposta, de caráter bipolar, do tipo: sim/não; concordo/não concordo; gosto/não gosto, faço/não faço, aprovo/desaprovo, etc.

Exemplo: Você fuma? □ sim □ não

 

  • Múltipla escolha: permite várias opções de resposta.

Exemplo: Qual é o seu grau de escolaridade?

( ) Sem escolaridade

( ) Primário

( ) Secundário

( ) Superior

 

 

  • Escalonadas: As alternativas estão organizadas em escala, de maneira que o respondente indique o seu posicionamento diante da pergunta.

Exemplo: Você é a favor da pena de morte?

○ Totalmente favorável

○ Moderadamente favorável

○ Indiferente

○ Moderadamente contrário

○ Totalmente contrário

 

O escalonamento das opções de resposta foi proposto por Likert, que enfatizou o uso de escalas com cinco alternativas.

 

É, porém, conhecido o facto de muitos respondentes sentirem insegurança para tomar uma posição, e quando se quer evitar que o respondente fique no ponto neutro, recomenda-se o uso de quatro alternativas, evitando o “ponto neutro”.

 

Metodologia para a construção de um questionário

No entanto, existe uma sequência de etapas lógicas que o pesquisador deve seguir para desenvolver um questionário:

 

1 – Planear o que vai ser mensurado

2 – Formular as perguntas para obter as informações necessárias.

3 – Definir o texto e a ordem das perguntas e o aspecto visual do questionário.

4 – Testar o questionário, utilizando uma pequena amostra, em relação a omissões e ambiguidade.

5 – Caso necessário, corrigir o problema e fazer novo pré-teste.